Como iniciar e configurar uma VPN no seu iPhone?

Uma Rede Privada Virtual, ou VPN, pode ser a diferença entre sua segurança e estar constantemente vulnerável. Um VPN vai direcionar todas as suas atividades na rede por meio de uma conexão criptografada e segura. Isso impede que outras pessoas vejam o que você anda fazendo na internet, assim como impede que elas saibam a sua localização. De forma simplificada, o VPN vai fornecer uma nova camada de segurança para os seus dados.

Por que você necessita ter um VPN em seu Android ou iPhone?

Nos dias de hoje, vivemos sempre no smartphone, seja aonde quer que for. Às vezes mais do que usamos nossos desktops e notebooks. É possível fazer de tudo usando seu smartphone, desde transações bancárias até compras e pesquisas diversas. Além é claro, de muita conversa.

Quando você está fazendo essas coisas, está sempre enviando dados pessoas por meio de uma rede, que nem sempre é segura e privada. Você vai sempre ficar na dúvida. E a pergunta é: você quer arriscar todos os seus dados, até mesmo do seu cartão e da sua conta bancária? Pois é. Por causa desses pontos que o VPN é essencial.

© andreypopov / 123RF

O principal motivo para você instalar um VPN no seu aparelho móvel, seja um iPhone ou um Android, vai sempre ser a garantia de que sua conexão com a rede vai ser segura. Por quantas vezes você chegou em algum lugar e pediu a senha do wi-fi para se conectar com o seu smartphone? Você sabia se a rede era segura ou não? E aquelas vezes que você quis economizar os dados do seu plano e usou uma wi-fi desbloqueada?

O problema aqui é que os pontos de conexão públicos não são nem um pouco seguros. Nem mesmo os que exigem senhas! Se você tem acesso a senha, qualquer pessoa pode ter acesso.

Isso quer dizer que se um hacker estiver a fim, ele pode ter acesso a todos os dados que você enviou por meio dessa conexão. Por isso que ter um VPN seguro e confiável em seu smartphone é importante. Ele vai ser a garantia de que seus dados estão seguros, não importa como ou aonde você acesse a internet.

Vantagens de ter um VPN móvel instalado em seu smartphone

Ter um VPN móvel vai te proteger, e proteger a sua privacidade contra qualquer bisbilhoteiro, seja ele o Google ou até mesmo o seu provedor de rede, assim como outros sites que têm o péssimo hábito de rastrear os seus passos.

Se você já usou a famosa “navegação anônima” do seu navegador para comparar preços ou ir atrás de outros serviços sem ter nada rastreado, é maios ou menos isso que o VPN vai fazer para você. E convenhamos, ele vai fazer muito melhor. Tendo um VPN móvel em seu smartphone você vai sempre estar no modo de navegação anônima e ninguém vai saber o que você faz ou deixa de fazer na net.

© happyvector071 / 123RF

Outro dos benefícios de ter um VPN no seu smartphone é a capacidade de você ter acesso aberto a quase tudo, desbloqueando diversos conteúdos. Por exemplo, digamos que você esteja lá fora com seu iPhone. Talvez você não consiga acessar suas redes sociais, ou ter acesso a diversos sites de notícias, tudo por conta da censura do país. Com um VPN, você consegue burlar a censura completamente.

O que você precisa levar em conta na hora de escolher o seu VPN?

Bom, agora você já deve ter visto que ter um servidor VPN no seu celular é só vantagem. É hora então de você escolher um dos diversos servidores. A primeira coisa a se fazer é uma boa pesquisa, você vai encontrar os mais diversos tipos de opções no mercado. Algumas alternativas pagas, outras gratuitas, e cabe a você decidir qual é a melhor para você.

Vale lembrar que por mais que seja extremamente tentador usar um VPN gratuito, eles geralmente são extremamente limitados, o que pode acabar lhe frustrando. Mas eles são uma boa maneira de você experimentar esse tipo de serviço para então escolher qual o melhor. E para poder escolher, você vai precisar considerar as seguintes coisas.

A conexão é realmente segura?

Qual vai ser o método criptográfico que o seu servidor VPN vai usar? Os melhores VPN’s oferecem sistemas de criptografia de 2563-bit, e também protocolos extremamente resistentes, como um OpenVPN. Os serviços de menos qualidade geralmente oferecem níveis de proteção inferiores.

O servidor VPN vai registrar suas atividades?

Se você quer ter privacidade com seu VPN, sempre faça a verificação para saber se o que você escolheu mantém ou não os registros criptografados dos seus dados. Veja quais são as políticas de privacidade dos serviços que você está pretendendo contratar.

Saiba como a empresa lucra

Serviços de VPN que cobram assinatura deixam explícita a forma como eles ganham dinheiro. Já com VPN’s gratuitos a história é outra. Você não vai ter certeza da forma como eles lucram. Acontece que alguns VPN’s gratuitos lucram por meio de anúncios que aparecem enquanto você navega, ou até mesmo vendendo seus dados para anunciantes, o que acaba destruindo o motivo de usar um VPN.

Quais os limites do serviço prestado?

Alguns dos serviços podem limitar sua utilização, ainda mais os gratuitos. Por outro lado, outros servidores oferecem acesso limitado de forma gratuita e te dão a opção de dar um upgrade para a assinatura, que concede acesso ilimitado.

Como você instala e configura o VPN no seu Android ou iPhone

Depois de você ter escolhido o melhor provedor para as suas necessidades, chegou a hora de você configurar o VPN no aparelho móvel que você usa. Existem algumas formas de você fazer isso, a mais simples é a seguinte.

Compre o aplicativo do VPN diretamente no Google Play ou na Apple Store

Siga todas as instruções de instalação. De forma geral, esses aplicativos são bem simples de serem instalados, até mesmo para quem não entende do assunto. Eles são tranquilos de configurar, já que você pode fazer isso e salvar as suas preferências.

A segunda opção é você configurar de forma manual o seu VPN no seu smartphone, Isso leva um pouco de tempo, e também é necessário ter conhecimento na área. Essa opção é indicada para quem deseja ter controle sobre o seu VPN, desde a capacidade de escolher o melhor protocolo de segurança até configurar tudo o que for possível.

5/5 (1)

How did you like this post?