O que é VPN?

VPN significa, na verdade, Virtual Private Network. Em outras palavras, ele é uma rede virtual privada. Essa rede é formada por um grupo de máquinas, conectadas juntas por meio de alguma rede pública, geralmente a internet. Algumas empresas vêm usando VPN’s para conectar computadores remotos com centros de dados. Os funcionários podem usar o VPN para acessar a rede da empresa, sem que estejam fisicamente nela.

Ela também é excelente para se proteger e deixar todos os seus dados criptografados enquanto você usa a internet em redes que não são confiáveis, como as redes de Wi-Fi públicas. Basicamente, a VPN vai permitir que você tenha acesso de forma remota a recursos de determinada rede local, mesmo que você esteja a quilômetros de distância. Mas ele também pode ser usado para garantir que você esteja seguro quando navega na internet.

bittorrent

© gmast3r / 123RF

Quando você abre o servidor VPN, geralmente vai ter que executar o programa dele em seu computador, aí é fazer seu login, inserir suas credenciais, e pronto. Depois de ter sido autenticado, toda a sua comunicação e transferência de dados vai ser criptografada. Além disso, ela vai estar blindada contra qualquer tipo de interceptação.

Este é, sem dúvida, um dos principais pontos do VPN. Ele te proporciona um nível de segurança para seus dados muito maior, evitando que eles fiquem visíveis para qualquer um que saiba acessá-los.

Porquê você deveria começar a usar um VPN agora mesmo

Um VPN, sozinho, é uma das maneiras de você melhorar a sua segurança online. Ele lhe permite também ter o acesso a recursos em redes que você não está conectado fisicamente. No entanto, dependendo da forma como você usa o VPN, ele pode operar verdadeiros milagres. Existem algumas categorias de pessoas que fazem uso do VPN. Veja em qual delas você se encaixa:

  1. Funcionário de empresa. Você é aquele cara que tem responsabilidades, e usa o VPN da sua empresa para ter acesso aos recursos da rede privada mesmo quando está em casa, ou até mesmo viajando. Nesses casos, se você não confia na rede, é só ativar o VPN e você começa a navegar com segurança.
  2. Aquela pessoa que ama baixar coisas. Independente se você está baixando algo legal ou pirateado, às vezes até ilegal por algum motivo, você é o tipo de pessoa que não quer ser pego usando torrents. Por conta disso, usar um VPN é a melhor e mais segura maneira de se manter tranquilo enquanto baixa seus arquivos e programas, lícitos ou não.
  3. Quem adora se sentir seguro. Esse tipo de pessoa vai sempre usar o VPN, seja em um ambiente livre ou com alto nível de segurança. Ele vai sempre querer manter seus dados seguros e criptografados, bem longe dos olhos dos outros. Seja em casa ou em uma viagem, para essa pessoa as conexões inseguras significam que sempre tem alguém vendo o que faz.
  4. Quem não para em um lugar só. Essa pessoa adora viajar, mas não abre mão de ver os seus programas favoritos sempre que começam a rodar. Para escutar estações de rádio nacionais, programas de televisão e outras coisas que são filtradas por determinados países, o VPN é essencial, já que ele permite o acesso a esses dados.
  5. Não se encaixou? Não tem problema! Mesmo que você acabe não se identificando com esses perfis, pode acreditar, o VPN ainda pode ter ser uma mão na roda. Você deve sempre usá-lo quando está viajando ou quando quer trabalhar em alguma rede desconhecida. Sabe aqueles momentos que você usa seu notebook em uma cafeteria ou lê os seus e-mails no aeroporto? Então, são nessas situações em que você deve estar com seu VPN rodando. Que tal aprender agora como escolher um bom VPN?
anonym surfen

© jozefmicic/123RF

O que torna um serviço de VPN de qualidade?

Os melhores produtos VPN sempre vão oferecer um equilíbrio delicado entre recursos, servidores, preço e seus protocolos de conexão. Alguns são excelentes para usos ocasionais, e outros são essenciais para quem quer burlar as restrições de localização que certas empresas acabam aplicando.

Também existem os VPN’s que são destinados a quem gosta de baixar arquivos e quer fazer isso de forma mais privada, sem deixar rastros. Que tal aprender um pouco mais sobre quais detalhes você deve prestar atenção na hora de escolher o seu VPN?

© olivier26/123RF

Registro de dados e informações

Quando você escolher se conectar a uma rede de VPN, está colocando sua confiança nesse serviço. Claro, seus dados podem estar seguros contra qualquer interceptação, mas alguns sistemas da rede podem acabar registrando dados.

Se isso é algo que te incomoda, sempre leia todas as políticas de registro do contrato antes mesmo de assinar qualquer coisa. Reza a lenda que algumas VPN’s são obrigadas a ter registro, mas isso é pura mentira. A verdade é que os governos podem sim pedir os registros que são mantidos pela empresa, se houver necessidade.

Proteção contra spywares e vírus

Apesar da segurança pesada de um VPN, isso não quer dizer que você vai estar completamente imune aos diversos tipos de ameaças que existem. Tenha sempre em mente que você está acessando sites seguros, e tome muito cuidado com seus downloads. Alguns servidores VPN têm programas próprios para escanear arquivos baixados, tudo para se assegurar que nada está de modo algum infectado.

Uso em aparelhos móveis

Você deve procurar sempre por uma boa experiência, seja em seu smartphone ou no seu computador. A maior parte dos provedores geralmente oferece soluções tanto para aparelhos fixos quanto para os móveis.

Procure o melhor preço

Sempre analise atentamente todo contrato que você vai estar assinando, e saiba as diferenças entre as versões gratuitas e pagas. Serviços gratuitos geralmente oferecem menos recursos. Os serviços pagos geralmente levam tudo muito mais a sério, afinal, você está pagando. Você tem muitos recursos diferentes e pode ficar tranquilo quando usa a internet.

O ideal é procurar por uma mistura de preços e recursos mais atraentes. Isso é o que faz com que um serviço VPN seja considerado bom de verdade. Mas fique de olho, tem muito serviço se pagando de bom mas não é o que promete!

5/5 (3)

Como você gosta deste artigo?